A HERDADE DOS CORDEIROS

A atual Herdade dos Cordeiros foi fundada por uma nobre família da zona de Santarém que, naquela época, denominou o espaço de Herdade de Vale dos Carros. 
Anos mais tarde, em 1820, a propriedade foi vendida à família Fonseca que começou a explorar os seus diversos recursos, nomeadamente cortiça, trigo, aveia, milho e arroz, utilizando técnicas rudimentares de agricultura, como os carros de bois para amanhar os cereais.

Atualmente, é possível observar na Herdade uma chaminé com um ano e iniciais gravadas,  que representam a geração responsável por parte da recuperação da mesma, dando especial destaque a Jovita Luizzelo Godinho, a proprietária que desempenhou um papel fulcral no crescimento da Herdade.

Em 2015, a herdade foi adquirida pela família Cordeiro que procurava um refúgio onde se pudessem reunir e passar tempo juntos, assim sendo, reabilitaram todo o espaço, tornando-o acolhedor e convidativo a uma estadia no coração da natureza e repleta de tranquilidade.

Nos seus 260 hectares, a Herdade dos Cordeiros conta com a presença de vários animais, 3 lagoas, sendo uma de maior porte onde poderá realizar diversas atividades e uma piscina infinita com uma vista de cortar a respiração.

A CAPELA

Em outubro de 1955, Jovita Godinho, em memória do seu marido Coronel Carlos Luizzelo Godinho, mandou construir uma capela em honra a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, recordando a passagem da imagem da virgem peregrina pela herdade.

Os atuais proprietários procuraram manter viva a sua mística, remodelando-a em 2021 com uma pintura à mão do retrato da Nossa Senhora. Pode também observar-se o seu novo teto e a escadaria portuguesa, que conferem à capela uma imagem moderna, preservando os seus traços históricos.

Na foto, o pintor Leonardo Rito.